30 de abril de 2011

Dica da semana - Professor Luciano

Escolhendo a modalidade correta

Muitas pessoas ficam em dúvida quando vão escolher um esporte para praticar. Algumas, às vezes, fazem uma verdadeira peregrinação, experimentando várias modalidades até chegarem àquela a que vão realmente se dedicar com afinco a fim de melhorar suas condições de saúde. Este artigo tem o objetivo de mostrar algumas formas simples de selecionar o esporte mais indicado de acordo com o perfil e o objetivo do iniciante.

Para quem procura, além de melhorar a saúde, novos contatos pessoais para expandir seu círculo de amizades, os esportes mais aconselhados são os coletivos. No Brasil, os mais conhecidos são o voleibol, o basquete e, acentuadamente, o futebol. A vantagem dessas modalidades mais populares é que os locais para sua prática são inúmeros: parques, praças, clubes, escolas e até mesmo a rua. Mas o iniciante deve estar atento ao nível dos jogadores, pois a atividade pode se tornar desagradável caso haja uma disparidade técnica entre os participantes. Se o objetivo for também a socialização, o ideal é que o novato procure um grupo de faixa etária homogênea e próxima de sua idade.

Os esportes individuais propiciam uma interação mais limitada. O tênis e o golfe são os mais adequados para a disputa entre poucas pessoas, e existe um bom número de locais onde se pode aprendê-los com um professor. Outros, como a natação, têm uma grande capacidade de relaxamento, pois são desenvolvidos na água. A dificuldade, entretanto, é a carência de locais públicos para a prática de tênis, golfe e natação, o que cria a exigência de um investimento financeiro para a locação ou compra do material necessário e, muitas vezes, para o pagamento de mensalidades.

O atletismo é uma das modalidades individuais mais acessíveis a indivíduos de todas as camadas sociais, uma vez que seu custo é baixo e ele pode ser praticado em vários lugares. Por isso, é o esporte mais popular na categoria individual.

Existe mais de uma centena de atividades esportivas. Quem tem curiosidade por modalidades que não são muito conhecidas deve obter informações com praticantes antes de iniciar a atividade. Isso é muito importante, pois alguém que se dispõe a jogar uma partida inteira de golfe, por exemplo, precisa dedicar a ela, aproximadamente, de três a quatro horas. Só essa informação já faria com que muitos descartassem a possibilidade de praticá-lo devido à falta de tempo.

A maioria das pessoas procura os esportes para melhorar suas condições de saúde, mas, ao contrário do que se pensa, nem toda modalidade atende a esse objetivo. Por exemplo: o futebol e o basquete oferecem alto índice de lesões em virtude do constante contato físico e são os principais motivos que levam as pessoas a buscarem atendimento em prontos-socorros nos fins de semana. O voleibol e o tênis, depois de alguns anos de prática, podem acarretar lesões sérias nas articulações, tanto nos ombros e cotovelos quanto nos joelhos e tornozelos — principalmente o voleibol, que exige do praticante muitos saltos. Para atender ao quesito saúde, as atividades mais indicadas são o atletismo (corridas) e a natação, que, além de melhorarem a postura e o condicionamento físico do desportista, aumentam sua capacidade cardiorrespiratória, força, resistência muscular e acervo motor, entre outros aspectos.

Enfim, a maioria dos esportes são ótimos meios de se obter mais qualidade de vida, já que uma de suas principais características é o ecletismo, ou seja, eles podem atingir pessoas bem diferentes, desde as idosas ou com problemas físicos — que requerem atividades menos intensas, como o boliche, o bocha, o bolão e a malha (além de exigirem pouco esforço físico, essas modalidades são muito agradáveis pela competitividade que estabelecem) — até o público jovem — que prefere atividades intensas e cheias de emoções, como os esportes radicais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário